Porque falar e pensar em Compliance?

O uso do termo Compliance se tornou amplamente difundido no Brasil, a contar da promulgação da Lei nº 12.846, de 2013 (Lei Anticorrupção). Contudo, certo é que Compliance é muito mais do que um conjunto de regras e diretrizes a serem cumpridas e seguidas por empresas e organizações, a fim de evitar ou detectar qualquer comportamento relacionado à corrupção, eventualmente praticado por seus colaboradores ou partes relacionadas.

O Compliance, ou melhor, dizendo, a adoção de um Programa de Compliance e Integridade pelas empresas e instituições, está diretamente ligado ao agir ético em sociedade, ao respeito à concorrência leal entre os vários players do mercado.

O Compliance é reconhecimento de que a função social das empresas, parafraseando, tanto Adam Smith, quanto Milton Friedman está na geração de valor para os sócios e acionistas, mas ao fazê-lo gera-se valor e riqueza para a sociedade.

Outrossim, não se pode olvidar que empresas e instituições, são entes fictícios, e como tal, não possuem existência própria. As instituições são reflexo das pessoas que nela se encontram e atuam. E o agir de maneira ética dentro de um campo social, no caso, uma empresa, é algo que se constrói quando as pessoas se comprometem com essa formação e geração de valor e forma ética (“Formação da Cultura Compliance”).

Foi pensando nesta geração de valor que a Cultura Compliance agrega para as empresas e instituições, que o Marcelo Candiotto Sociedade de Advogados, com mais de 12 anos de atuação no mercado jurídico empresarial, se aliou à LEC – Legal, Ethics & Compliance, instituição renomada e respeitada pela notória dedicada à difusão da cultura Compliance, para trazer ao mercado mineiro a oportunidade de se inserir no que há de mais contemporâneo na discussão e no aprendizado do Compliance.

Clique aqui, acesse o site da LEC – Legal, Ethics & Compliance e saiba mais sobre o Curso de Compliance Anticorrupção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.